A educação corporativa na indústria: uma crescente tendência ou modismo?!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

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A indústria navega em ondas tendenciosas de inovações, tecnologias e comportamento de compra. Mas podemos dizer que o sucesso de uma empresa depende diretamente da capacidade de envolvimento e espírito de equipe dos colaboradores proporcionando assim um maior desempenho no todo. A transformação digital fez com que o ritmo das mudanças dentro das empresas tenha impactado na comunicação e nas competências e habilidades necessárias dos profissionais que nela trabalham, desde um CEO até o chamado chão de fábrica. O envolvimento e comprometimento de um colaborador está diretamente relacionado à capacitação, que ganha um destaque cada vez maior nos processos de evolução corporativa.

Sabemos o quanto a tecnologia avança e o quanto está demandando novas skills de todos os colaboradores no dia a dia das empresas, seja para tratar de relações interpessoais, negociações ou seja para proporcionar inovação, produtividade na gestão de vida e corporativa, sim de vida também, pois um colaborador feliz na vida pessoal colabora e muito para o ambiente de trabalho. Sabemos também que os profissionais que chegam ao mercado de trabalho trazem consigo uma bagagem de conhecimentos muito mais acadêmica e de poucas práticas e vivências da realidade do dia a dia de uma empresa, o que implica na baixa produtividade, falta de interesse por parte dos colaboradores e consequentemente na baixa valorização da empresa. Muitos profissionais usam de boas práticas de desenvolvimento e ingressam em especializações ou cursos específicos por conta própria, mas muitos, até mesmo por falta de tempo e logística, ficam obsoletos.

Não é de hoje que o mercado de trabalho vem mostrando novos e bons exemplos de práticas de educação corporativa além de grandes mudanças na forma de contratação de pessoas para formação de equipes. Uma gama de profissionais de diferentes áreas, com foco na visão estratégica, as experiências de vários profissionais diferentes e com visões distintas que podem colaborar de forma muito mais ativa e criativa para um projeto.

Muitos são os exemplos: os novos colaboradores da IBM (muitos deles) precisam sim passar pelo rígido processo seletivo da empresa, mas não necessariamente precisam apresentar diplomas tradicionais. A Google diz que você pode se candidatar para uma vaga, desde que tenha experiência equivalente a uma possível formação acadêmica. No mundo das BigTechs para um melhor aproveitamento das equipes, faz parte da estratégia da empresa desenvolver os colaboradores internamente após suas contratações. Em todos esses casos, a trilha de desenvolvimento e conhecimento precisam ser inteligentes e estarem integradas para que haja sucesso no engajamento e desenvolvimento de todos.

Uma pesquisa realizada pela Panorama dos Treinamentos no Brasil trouxe indicadores que ajudam na hora de tomar decisões para a gestão de T&D (Treinamento e Desenvolvimento)

*quadro com as infos abaixo:

Treinamento corporativo exige planejamento, logística de pessoas, movimenta recursos financeiros e o envolvimento de uma parte da equipe para geração de materiais e conteúdos, além da necessidade de espaço físico e organização de agenda de todos. Nada impossível! Mas que talvez não seja mais necessário nos dias de hoje considerando o avanço tecnológico que tivemos nos últimos anos e que estão muito mais acessíveis e disponíveis como por exemplo as plataformas digitais de educação corporativa.

Imagina substituir todo este processo presencial ou até mesmo parte dele? Sabemos da importância da interação e relacionamento interpessoal, mas usar de uma plataforma digital de educação corporativa se tornou hoje uma das principais ferramentas, uma tendência sem volta – lifelong learning, online e com processos mais dinâmicose acessíveis para todos. São muitos os benefícios: ao criar e utilizar uma plataforma digital corporativa a empresa poderá acompanhar e terá mais informações de como melhor direcionar seus treinamentos, interagir como um canal interno da empresa e lançar desafios para que desperte interesse e seja criativo ao mesmo tempo. Sem contar que ajuda a otimizar tempo, deslocamento e recursos financeiros.

Se tudo isso lhe despertou um ponto de atenção, você está no caminho certo e o que sugerimos é que não pare – o movimento é que fará a diferença, comece pequeno, cresça aos poucos. A Nova Economia exigirá uma grande mudança na forma de pensar, de fazer gestão, ou seja, uma mudança de paradigma em todos os níveis da organização e o aprendizado contínuo deverá ser o balizador dessa transformação. Estamos certos de que o sucesso da sua empresa está diretamente ligado à forma com que irá se adaptar a estes novos modelos de projetos.

A Plus-IT EAD é especializada no desenvolvimento de projetos de educação corporativa para diferentes modalidades e momentos. O ensino a distância (EAD) tem ampliado sua presença no Brasil, seja em cursos educacionais ou palestras, workshops empresariais e educação corporativa. A Plus-IT tem uma plataforma de EAD customizável, que garante integração e flexibilidade de acordo com a necessidade da empresa.

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