Computação em Nuvem, uma nova forma de programar

Governança de TI é um conjunto de preceitos, habilidades, qualificações e responsabilidades adotada pela chefia da empresa e pela equipe de TI com intuito de guiar as ações organizacionais, coordenar processos, otimizar a utilização de recursos, dar suporte para a tomada de decisões e para garantir a segurança das informações.

Compartilhe esse artigo

Chamado também de cloud computing, nada mais é do que a possibilidade do acesso de arquivos e realização de tarefas através da internet, sem a posse do arquivo offline ou uso de hardware e softwares locais, de qualquer dispositivo.
Um exemplo que provavelmente é constante em seu dia a dia é o Google Drive, onde é possível criar arquivos de texto, planilha, foto, vídeo, etc, que ficam armazenados nos servidores ou nuvem do Google; onde estarão disponíveis para serem acessados de qualquer dispositivo (notebook, desktop, celular, tablet, etc) ligado à conta onde foram salvos.

Serviços em Nuvem

São as aplicações instaladas em um servidor de nuvem (servidores que trabalham juntos como se fossem um único servidor).
Um dos mais comuns é o banco e armazenamento de dados. Ideal para quem quer ter um banco de dados de informações dos clientes, por exemplo, é muito mais prático ter um banco de dados na nuvem do que uma planilha em que seus colaboradores também possam acessá-la e alterá-la quando necessário. O compartilhamento desses dados também é mais simplificado.
O serviço de nuvem que “caiu nas graças do povo” foi o streaming que possibilita que o usuário acesse as séries, filmes, documentários de forma instantânea (sem precisar baixar o arquivo) e assisti-lo.

Benefícios

Além de poupar espaço e capacidade de processamento em dispositivos, a computação em nuvem possibilita o acesso instantâneo aos recursos computacionais.
Através da internet, ela dá acesso a recursos que estariam fora do alcance (softwares, processos e armazenamento, por exemplo).
Pode, inclusive, ser o meio para que empresas expandam seu conjunto de soluções e recursos operacionais dos clientes sem necessidade de investimento em novos softwares e hardwares para o local físico.

Tipos de computação em nuvem

Nuvem pública
É aquela que os hardwares, dispositivos de rede e armazenamento são compartilhados por mais de um indivíduo ou organização. Um servidor na nuvem pública pode se comunicar com muitos usuários simultaneamente. Ex: Gmail, Alibaba Cloud e Microsoft Azure.

Multinuvem
É quando a organização usa vários fornecedores para o mesmo tipo de serviço em nuvem. Ex: usar Dropbox e Google Drive para compartilhar arquivos.
Nuvem privada
É o espaço na nuvem dedicado para um único indivíduo e/ou organização, assim, apenas quem assina o serviço tem acesso aos recursos da nuvem.
Nuvem híbrida
Nessa modalidade, a empresa recorre à computação no local, nuvem pública e nuvem privada.

Amazon Web Services
Também conhecido como AWS, é a plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon.com, esse serviço é oferecido por servidores em várias partes do mundo.
É conhecida por oferecer grande variedade de serviços que atendem necessidade simples e complexas. Também oferece maior estabilidade e disponibilidade se comparado a serviços tradicionais de servidores dedicados ou VPS.

Transformação digital

É quase impossível imaginar uma empresa que não utilize algum serviço de nuvem, a computação em nuvem veio para revolucionar os negócios.
Ela é considerada um dos vetores de transformação digital já que ela descentralizou a infraestrutura de TI, aplicações e melhorou a entrega de serviços e produtos entregues ao cliente final.
Dados publicados pela Forbes, em 2021, mostram que 83% de todas as cargas de trabalho corporativas foram armazenadas e/ou processadas na nuvem.

Desenvolvimento na Nuvem

E por que a computação na nuvem interessa a área do desenvolvimento? A intenção de se programar na nuvem é permitir que o desenvolvedor não tenha preocupações como as configurações do ambiente e outros detalhes ligados ao ambiente físico. Ou seja, a possibilidade de escrever um código a qualquer momento, de qualquer lugar, precisando apenas ter um dispositivo ao seu alcance que tenha acesso à internet e um navegador moderno.
Já há disponível para desenvolvedores de várias linguagens (Java, Phyton, JavaScritpt, C#, Ruby e PHP), serviços online que fornecem IDEs (Ambientes integrados de desenvolvimento) e sua grande maioria é gratuita.

Desafios e potencial

É importante salientar que existem alguns desafios enfrentados pelo desenvolvedor de sistemas na nuvem como lidar com a cultura enraizada de empresas e/ou equipes de desenvolvimento, preocupações com a segurança e a garantia de que terá as mesmas funcionalidades avançadas de IDEs tradicionais e a integração com as aplicações que fazem parte do kit de desenvolvimento.
Essas dificuldades, serão (e estão sendo) solucionadas através do amadurecimento das ferramentas e das tecnologias das próprias nuvens.
O surgimento e adesão de empresas que usam a nuvem como estratégia de trabalho também contribui muito para que a programação em nuvem tenha cada vez mais aceitação e menos problemas de funcionalidade.
Apesar de ainda ser uma forma de trabalho relativamente recente, desenvolver softwares online tem um enorme potencial se analisarmos o que já se tem disponível atualmente no mercado.
Vale ressaltar que, não há uma “linguagem ideal” para se desenvolver aplicações na nuvem, portanto é importante que o desenvolvedor tenha em mente que precisa conhecer todas as opções disponíveis e entender qual delas se encaixa melhor nas suas necessidades e oferecer soluções adequadas para o seu trabalho.
É seguro dizer que o futuro dos ambientes de desenvolvimentos integrados está intimamente atrelado ao uso da computação na nuvem.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Setembro Amarelo: Priorize Sua Saúde Mental, Programador!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp