ENTENDA O QUE É BLOCKCHAIN E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Compartilhe esse artigo

De forma bem simplificada, Blockchain é um tipo de banco de dados que armazena qualquer coisa que tenha valor digital. É um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. 

São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome.

A definição mais técnica dessa tecnologia é: blockchain é um sistema de registro de transações, ponto-a-ponto, distribuído, baseado em consenso (algoritmos), inalterabilidade de dados, procedência (rastreabilidade), que eliminam o gasto duplo.

Esse “gasto duplo” é o ponto chave para entendermos no que a tecnologia blockchain se diferencia das demais tecnologias.

  • Exemplo: antes da blockchain Bitcoin não era possível transferir valores na internet sem a existência de um intermediário (validador tradicional de confiança como instituições financeiras, organizações, etc), nem como um dividir um ativo digital em várias partes sem perder sua essência.

Nas transações financeiras, quando clicamos no botão para “confirmar” um pagamento ou transferência, nós estamos usando um intermediário, uma empresa, uma instituição, para transferir o dinheiro de uma conta para outra.  

Agora, quando você utiliza um aplicativo que roda via blockchain e clica no botão “enviar “, você não está enviando uma cópia, mas está realmente enviando um objeto digital.  

A blockchain resolveu o problema do gasto duplo, tornou único um ativo em meio digital, possibilitou a desintermediação, transferindo a confiança para os dados.

Mas, evoluindo para além do complexo mundo das criptomoedas, o blockchain tem o potencial de redefinir como administramos cadeias de suprimentos, mantemos transações e intercambiamos ativos.

A analista do setor Gartner prevê que o valor agregado do negócio da blockchain aumentará para US$176 bilhões até 2025.

Embora esteja nos seus primeiros estágios e tenha seus desafios, a tecnologia está preparada para revolucionar a forma como consumidores e empresas interagem com dados. 

COMO FUNCIONA

Podemos dizer que a Blockchain se trata de um sistema distribuído de base de dados, mantido e gerido de forma descentralizada e compartilhada, no qual todos os participantes são responsáveis por armazenar e manter a base de dados.

A tecnologia tem como base quatro principais características:

  • Segurança de operações;
  • Descentralização de armazenamento/computação;
  • Integridade;
  • Imutabilidade de transações.

Portanto, o Blockchain é uma rede que funciona com blocos encadeados, muito seguros, que sempre carregam um conteúdo junto a uma impressão digital. 

Para entender melhor: imagine baús (ou blocos) em sequência, onde cada um apresenta um segredo (criptografia) em sua fechadura. O baú posterior vai armazenar o conteúdo e a impressão digital do anterior mais seu próprio conteúdo e, junto aos dois conteúdos, criar sua própria impressão digital, e assim sucessivamente.

A tecnologia funciona como um ledger of facts replicado em computadores que participam de uma rede peer-to-peer (ponto a ponto). 

  • O ledger é um livro de registros digitais, como um livro caixa. A diferença é que suas informações, uma vez registradas, não podem ser apagadas. Esses registros ou facts (fatos) podem ser várias coisas, não apenas transações monetárias. O conteúdo pode ser, então, qualquer tipo de documento, ou até mesmo uma base de dados pequena. 

Os membros participantes da rede são chamados de peers e toda informação, operação ou transação feita no ledger é criptografada e possui sua própria assinatura digital. Quando um participante (peer) deseja adicionar um fato novo ao ledger, é necessário um consenso entre participantes previamente determinados, para decidirem se o fato será ou não registrado. Uma vez que o fato é registrado, não pode mais ser apagado.

VANTAGENS 

Os principais questionamentos envolvendo a tecnologia do Blockchain estão relacionados justamente às suas vantagens: por que ela é melhor que as outras tecnologias de segurança da informação?

Primeiro: o chamado de “Protocolo de Confiança” o Blockchain é mais prático e oferece mais segurança entre as empresas que trocam informações e dados sensíveis. 

Além disso, podemos citar outras vantagens dessa tecnologia em relação às convencionais:

  • Economia de Tempo: a exemplo de algumas transações, como sistema de pagamento global, o processo de transações com o Blockchain pode durar apenas minutos em comparação com sistemas convencionais que levam horas ou até mesmo dias;
  • Ledger distribuído: o livro “caixa”, sistema de registros de blocos, é compartilhado por toda a rede e possui fácil verificação. Isso aumenta a confiança e a transparência, facilitando auditorias e assegurando o bom funcionamento da infraestrutura tecnológica da qual dependem os usuários;
  • Privacidade: é possível garantir a transparência adequada das informações já que partes do ledger podem ser ocultadas, sem prejudicar o processo de verificação e validação dos blocos;
  • Minimização de custos: a confiabilidade do acesso a uma base de dados distribuída elimina custos operacionais e, principalmente, de intermediários;
  • Redução de riscos: a tecnologia conta com contratos inteligentes, que não podem ser alterados depois de escritos, evitando fraudes, adulterações e outros crimes cibernéticos. Além disso, as transações são verificadas pelos participantes da rede e por isso não podem ser fraudadas.

O BLOCKCHAIN NAS EMPRESAS

A tecnologia Blockchain, apesar de ter sido desenvolvida para transações de criptomoedas, também possui inúmeras outras aplicações, como proteção de trocas de informações sensíveis e de transações online, controle de imóveis, gestão de identidade digital de pessoas e cadeias de produção, etc.

Para muitos, o Blockchain tende a se tornar cada vez mais promissor, ultrapassando a utilização apenas no universo dos Bitcoins, ganhando espaço global para muitas outras utilidades.

Quer saber mais sobre tecnologia? Confira em nosso blog outros artigos e fique por dentro de todas as novidades desse universo.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Setembro Amarelo: Priorize Sua Saúde Mental, Programador!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp