Gestão de TI no trabalho remoto: como manter a eficiência e a produtividade

Compartilhe esse artigo

O isolamento social necessário durante o pico da pandemia do Coronavírus trouxe com ele o desafia da adaptação do trabalho presencial para o trabalho remoto (também conhecido como home office) que foi adotado por muitas empresas como medida de segurança.
Há quem diga que o home office é uma modalidade que veio para ficar na cultura das empresas, ainda que em um formato híbrido.

Quando o trabalho remoto não compromete o rendimento, produtividade e qualidade do trabalho dos colaboradores, ele significa economia em aluguel de espaço físico; o que é muito positivo para a empresa. Há também a tendência dos profissionais que se adaptaram muito bem ao trabalho remoto e não pretendem voltar ao presencial (para evitar deslocamento, por exemplo)

Empresas grandes, como o Twitter e a XP Inc, ditam essa tendência de trabalho remoto quando decidiram torná-lo definitivo em suas empresas.
Vale ressaltar que o home office possibilita que as empresas tenham foco em outros detalhes do operacional, como a gestão de TI, por exemplo.

Gestão de ativos
Gestão de TI, apesar do senso comum, não é apenas “suporte de informática”; ele garante que recursos tecnológicos essenciais para a empresa sejam seguros, funcionais e agreguem valor para a empresa.
Afinal, o que são ativos de TI? São os itens integrantes da infraestrutura tecnológica da empresa (redes, softwares, hardwares, etc.).
A importância dela está intimamente ligada à digitalização de serviços, dados e documentos. Através da gestão de ativos, faz-se a manutenção de infraestruturas digitais e o controle da segurança dos dados.
A gestão de TI faz a implantação e automação dos processos de gerenciamento de softwares e equipamentos.

Desafios da Gestão de TI no trabalho remoto
A tecnologia está em constante evolução e atualização, a gestão de TI precisa acompanhar esse movimento nos que se refere aos softwares, hardwares e dispositivos usados pela empresa.
Essa gestão, dentro do trabalho remoto, pode apresentar algumas dificuldades:
Logística de deslocamento de ativos: sem a sede física da empresa, alguns itens de telecomunicações precisam ser emprestados aos colaboradores e quem cuida dessa logística é o setor de TI.
Controle e monitoramento: O trabalho remoto traz uma flexibilidade maior para algumas questões como o horário de início do trabalho, mas ainda assim é importante ter o controle de algumas situações como o uso de ativos (restrição de sites e uso dos itens para fins pessoais, por exemplo).
Inventário de TI: É essencial que todos os ativos da empresa estejam registrados de forma atualizada e exata; sejam bens físicos ou não (notebooks, softwares, cabos, perfis de usuários, etc.).
Segurança da informação: Com a descentralização dos colaboradores e dos equipamentos, é importante pensar em formas de reforçar a segurança de dados da empresa, o sigilo de senhas/acessos e a confidencialidade de informações sensíveis.
Suporte técnico: Devido ao trabalho remoto, as empresas também tiveram que pensar em uma logística funcional de suporte técnico quando não é possível resolver o problema remotamente e que não comprometa o desempenho e a rotina de trabalho do colaborador.

A tecnologia é aliada da gestão de TI

Apesar dos desafios que o trabalho remoto trazem, a tecnologia ajuda a gestão de TI a proporcionar uma rotina simplificada, segura e eficaz (mesmo remotamente)
Como dito acima, o suporte técnico -não relacionando a hardware- realizado remotamente dinamiza a rotina de trabalho, assim como o inventário e o monitoramento pode ser feitos (com boa estratégia) de forma remota sem trazer prejuízos à empresa.
Reunir as informações e dados em um único lugar dá uma visão dinâmica do operacional para os gestores, e também permite que seja feito controle de licenças de softwares e contratos, e acompanhar os acessos e ativos vinculados a cada funcionário.

Em suma, como qualquer modalidade de trabalho, o trabalho remoto traz alguns desafios; mas, ao mesmo tempo, traz soluções aliadas a tecnologia que vêm se mostrando muito benéficas e eficazes para as empresas;
Seja adotando o regime de trabalho remoto como permanente ou não, é essencial quer as empresas tenham investimento na área de gestão de TI e entendam a importância que esse setor tem.
Esses desafios trouxeram também novas possibilidades para as empresas se reinventarem e explorarem formas mais criativas, e até mesmo mais eficazes, de funcionar.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Prompts do Chat GPT Incríveis para Desenvolvedores Web

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp