Governança de TI: entenda este conceito

Governança de TI é um conjunto de preceitos, habilidades, qualificações e responsabilidades adotada pela chefia da empresa e pela equipe de TI com intuito de guiar as ações organizacionais, coordenar processos, otimizar a utilização de recursos, dar suporte para a tomada de decisões e para garantir a segurança das informações.

Compartilhe esse artigo

Quando bem planejada e executada, ela é sinônimo de segurança da informação.

Governança de TI é um conjunto de preceitos, habilidades, qualificações e responsabilidades adotada pela chefia da empresa e pela equipe de TI com intuito de guiar as ações organizacionais, coordenar processos, otimizar a utilização de recursos, dar suporte para a tomada de decisões e para garantir a segurança das informações.
Ela define o funcionamento do TI na empresa, atestando se as normas e as políticas estão sendo seguidas de forma correta e alinhadas com a visão, a missão e metas da instituição.
Podemos dizer que ela é uma parte da governança corporativa voltada especificamente para a tecnologia da informação e seus resultados. No contexto corporativo, tem relevância na elaboração de estratégias de negócio.
É bom ressaltar que a governança de TI não é apenas uma área de suporte aos processos de negócio, ela é parte fundamental no planejamento estratégico das empresas.
Componentes da governança de TI
Os componentes da governança de TI são as etapas de um plano para implantá-la em um negócio. A implantação não acontece de imediato, porém não é complexa. Ela consiste em ações de curto, médio e longo prazo.
A implantação possui quatro pilares: Alinhamento estratégico e compliance, gerenciamento de recursos e processos, e mensuração de desempenho.
Alinhamento Estratégico e compliance
Para que os processos de negócio e tecnologia funcionem bem de forma conjunta, deve haver alinhamento estratégico; ou seja, o alinhamento da organização e da TI em relação às necessidades da empresa.
É necessário alguns pontos fundamentais para que o funcionamento estratégico funcione: segurança da informação, capacidade de atendimento, necessidades de aplicações, infraestrutura de TI, gestão da demanda, princípios de TI, arquitetura de TI. estratégia de outsourcing de serviços, competências, processos e organização, objetivos de desempenho.
Cumprindo esses pontos fundamentais, têm-se o Plano Diretor de TI.

Decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos
Essa etapa pode ser dividida em três partes:
Mecanismo de decisão: determina o responsável pela decisão em TI (arquitetura e infraestrutura, princípios, segurança da informação e outros pontos).
Critérios de priorização: prioridades de investimento para alinhar o investimento aos objetivos e às estratégias do empreendimento.
Portfólio de TI: técnica para priorizar os investimentos de TI, tendo como referência o retorno de projetos e ativos.
Estrutura, processos, operação e gestão
Deve-se considerar os projetos planejados, executados, gerenciados e implantados pela TI.
E também os serviços, as operações atendidas pela TI ao fornecer serviços para gestores, usuários, clientes e fornecedores da empresa.
Vale ressaltar ser necessário considerar o relacionamento com usuários internos ou externos com a área de TI e o relacionamento com fornecedores.

Mensuração de Desempenho
Os indicadores de desenvolvimento servem para que a governança de TI faça uma avaliação acertada dos rendimentos da empresa.
A gestão do desempenho acompanha o desempenho das operações de serviços ligadas ao desenvolvimento de aplicações, suporte a serviços, entrega de serviços, segurança da informação, e outros processos.
Implantação da Governança
A melhor maneira de implantar com agilidade é utilizar frameworks de processos. Eles são modelos prontos que auxiliam na configuração da governança de forma mais assertiva (eles contêm práticas testadas e aprovadas).
A governança de TI é uma parte importante da estrutura organizacional. No entanto, sua implementação não ocorre de forma imediata. Com o auxílio especializado, ela pode se tornar mais fácil e eficaz.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Setembro Amarelo: Priorize Sua Saúde Mental, Programador!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp