Liderança de TI em tempos de grandes transformações tecnológicas

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A digitalização do mundo trouxe uma série de mudanças, da forma que trabalhamos à maneira que fazemos compras – e, como não poderia deixar de ser, à forma de fazer gestão.

As lideranças estão enfrentando os desafios da revolução tecnológica nos ambientes corporativos que trabalham com processos automatizados e robôs. Essas alterações no cenário industrial modificaram as atividades, e a busca por resultados aumentou a procura por profissionais multidisciplinares, visando investir em pilares digitais e obter mais ganhos.

Uma das maiores mudanças promovidas atualmente é a alteração do mindset que precisa evoluir e acompanhar todas essas inovações tecnológicas devendo ser ágeis ao lidar com clientes e reforçar a capacidade de inovações da sua empresa.

Com uma visão mais estratégica, o líder de TI deve compreender as condições da empresa na qual trabalha e através dos objetivos que a empresa tem traçado para os próximos anos planejar o avanço para a aplicação das tecnologias necessárias que auxiliarão na gestão do dia a dia e no posicionamento junto ao mercado.

As novas tecnologias são um diferencial para qualquer empresa que pretende continuar existindo em tempos de grandes transformações, e compreendendo a profundidade desses impactos no desenvolvimento das empresas, as lideranças de TI passam a ter um papel extremamente relevante, desenvolvendo habilidades específicas e potencializando a evolução de todo o time para que todos estejam em sintonia e também capacitados para que as demandas sejam executadas de forma eficiente. 

Segundo um estudo realizado pela IDC Future Space que tras as principais tendências para o mercado de TI até 2023, indicam que o contexto estratégico do mercado permitirá que esses líderes de TI (CIOs – Chief Information Officer) conduzem as organizações por um período de inovações e disrupções nos próximos anos possibilitando reinventar os negócios e assim criarem grandes redes tecnológicas.

Algumas tendências foram apontadas no estudo:

1. No ano de 2021, impulsionados pelas necessidades das áreas de negócio, 70% dos CIOs fornecerão “conectividade ágil” por meio de APIs e arquiteturas que interconectam soluções digitais de fornecedores de nuvem, desenvolvedores de sistemas, startups e outros.

2. Em 2021, compelidos a reduzir os gastos com TI, melhorar a agilidade corporativa e acelerar a inovação, 70% dos CIOs aplicarão de maneira agressiva dados e IA às operações, ferramentas e processos de TI.

3. Até 2022, 65% das empresas solicitarão aos CIOs que transformem e modernizem as políticas de governança para aproveitar as oportunidades e enfrentar os novos riscos impostos pela inteligência artificial, o machine learning e a privacidade e ética dos dados.

4. Até 2022, 75% das estratégias digitais bem-sucedidas serão construídas por um departamento de TI transformado, com infraestrutura, aplicativos e arquiteturas de dados modernizados e racionalizados.

5. Até 2022, 75% dos CIOs que não mudarem suas organizações para capacitar as equipes de produtos de TI para permitir a inovação, a disrupção e a escala digitais falharão em suas funções.

6. Até 2022, o conjunto de talentos para tecnologias emergentes será inadequado para preencher pelo menos 30% da demanda global e o desenvolvimento e retenção eficazes de habilidades se tornarão estratégias diferenciadoras.

7. Em 2023, 70% dos CIOs que não conseguirem gerenciar a governança, a estratégia e as operações de TI, dividindo-as entre a computação de ponta, dominada pelas áreas de negócio, e a tecnologia operacional, falharão profissionalmente.

“Em uma economia de inovação multiplicada baseada em tecnologias emergentes, os CIOs devem reinventar a organização de TI para permitir que sua empresa aproveite a onda mais poderosa da transformação digital”, diz Serge Findling, Vice-Presidente de Pesquisa dos Programas Executivos de TI (IEP) da IDC.

E você, está preparado para 2022?!

A Plus-IT prepara os caminhos para você explorar a jornada. Executamos projetos sob medida para empresas que buscam aumentar o seu desempenho nos negócios, com sistemas de gestão customizados e integrados.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Segurança Cibernética e os impactos nos negócios

A cibersegurança é um dos braços da segurança da informação juntamente com a segurança digital. A segurança da informação atua para proteger a informação no ambiente físico e digital, sendo assim a cibersegurança cuida e atua unicamente da segurança do universo digital.

Desenvolvimento de Sistema

O desafio das empresas e a era da hiperautomação

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp