A era da transformação digital está avançando numa velocidade além da nossa capacidade de se adaptar e evoluir, e este movimento vem sendo chamado de Economia da Inteligência Artificial, onde haverá uma sociedade global do conhecimento. Uma nova sociedade pautada na imaginação, na super inteligência, na ética e no conhecimento científico.
Neste momento em que o Brasil começa a ingressar na era da rede 5G, sabemos que as perspectivas e possibilidades oferecidas pela inteligência artificial são quase infinitas. Combinar ferramentas tecnológicas nos abre um campo de possibilidades que pertenciam até pouco tempo atrás ao universo da ficção científica.
Neste sentido, surge a hiperautomação e nos faz questionar: como trazer a hiperautomação para o dia a dia dos negócios?! Esta pergunta deve estar sendo feita por muitas empresas e empresários. Saber como utilizar das melhores e mais eficazes ferramentas e como trazer subsídios que ajudem a entender como a inteligência artificial e a hiperautomação podem melhorar a produtividade como um todo dentro das empresas.
Mas, o que é a Hiperautomação?
É a extensão da automação de processos de negócios legados além dos limites dos processos individuais. Combinando as ferramentas de inteligência artificial com RPA (Robotic Process Automation), a hiperautomação permite a automação de praticamente qualquer tarefa repetitiva executada por usuários empresariais.
Para fazer uso destas tecnologias e tenha sucesso nesta jornada, é muito importante que seja planejada e executada por pessoas que possuam experiência na área, no segmento de atuação, também conhecer os riscos associados a cada uma das atividades envolvidas no processo e avaliar as tecnologias mais apropriadas para cada negócio inserir essa hiperautomação no contexto de cada operação empresarial.
Para melhor conduzir um processo de hiperautomação, a empresa precisa buscar através do backend mais eficiência e maior redução de risco operacional, e no frontend uma relação mais fluida, mais amigável onde o cliente se sinta compreendido, atendido.
Evidentemente que as empresas precisam ser preparadas para esta nova realidade, a área de TI precisa ser capacitada, e o desenvolvimento de um centro de excelência em automação é fundamental para que esta área possa inserir essas novas tecnologias no contexto da operação da empresa, ao mesmo tempo, ter a capacidade de administrar a segurança destes novos dados, novas tecnologias, e também os eventuais problemas ou situações que possam ocorrer no dia a dia. Neste contexto será necessário incluir o aculturamento da liderança e executivos para que haja o sucesso desta hiperconexão pois serão estes que conhecem dos grandes desafios e que estão no dia a dia da operação.
Essa participação, proximidade e envolvimento na área de TI é fundamental, e é um pouco disso que temos trabalhado aqui na Plus-IT, identificação oportunidades de negócios e trabalhando com grandes provedores de tecnologia para identificar as melhores soluções mais adequadas para o cliente, buscando organizar toda a governança da arquitetura tecnológica que se torna cada vez mais complexa mas que visa o desenvolvimento e crescimento.
Quanto mais cedo todos tivermos foco nesta adoção à inteligência artificial, tirar proveito disso, e que ela possa trazer oportunidades de mercado para os negócios, aproximar a interação com os clientes, fazer com que a experiência dos clientes possam trazer benefícios para eles próprios, só irá fortalecer e alavancar todo um ecossistema empresarial.