Conheça os principais benefícios
Terceirizar a gestão de algumas tecnologias para quem realmente é especialista no
Colocar a gestão de determinadas tecnologias nas mãos de quem realmente entende do assunto gera muitos benefícios e impacta diretamente na competitividade frente aos concorrentes.
Segurança da informação
Manter as informações (sobretudo as estratégicas e/ou sigilosas) de uma empresa em segurança pode ser difícil e é um assunto recorrente nas prioridades de gestores.
Bons profissionais, com domínio em cibersegurança, terão boas práticas que vão garantir a segurança das informações da sua empresa e dos seus clientes.
Eles também conseguirão orientar os funcionários da empresa a implementar e executar corretamente uma política de boa segurança na cultura da empresa,
Redução de custos
É economicamente mais interessante contratar um serviço externo especializado que treinará o seu time atual com uma intervenção pontual do que inserir no seu time interno uma pessoa para desempenhar essa função. Essa economia está diretamente relacionada a evitar encargos trabalhistas e a também não ter recursos e tempo direcionado a recrutamento e treinamento de um novo funcionário interno.
Quando você terceiriza, você paga pelo serviço e não pelo funcionário. Nesse caso, é mais prático e mais efetivo.
Um ponto de atenção é observar se a empresa fornecedora do serviço tem valores que estão alinhados aos da sua empresa.
Qualidade dos profissionais
Quando se terceiriza, a garantia de um bom serviço é feita pela credibilidade da empresa e recomendações por trabalhos prévios. Na hora de terceirizar é essencial estar atento a esses detalhes.
E, ainda que o resultado alcançado não seja o esperado, é bem mais simples realizar a troca da fornecedora de serviço do que fazer a troca de funcionário e treinamento de novo profissional.
Focar no seu core business
Considerando o quanto a área de TI está suscetível à rotatividade dos funcionários (turnouver), adotar o outsourcing na sua empresa pode significar reduzir gastos e tempo com tarefas que não estão diretamente ligadas ao negócio da sua empresa.
Ou seja, quando esse setor está direcionado a pessoas externas especializadas e focadas na questão, é possível que seu time foque e desempenhe o melhor trabalho possível para a empresa (conquista de clientes, estratégias de marketing, vendas, desenvolvimento e melhoria de produtos, etc.)
Além disso, qualquer incidente relacionado à área não será responsável por tirar o foco do time interno, já que serão solucionados pelo externo.
Otimização da organização operacional e agilidade na correção de falhas
O outsourcing de TI também ajuda a diminuir o estresse com questões burocráticas do gerenciamento de TI como escala de férias sem deixar os sistemas desassistidos.
Com o time externo disponível e de prontidão, a perda relacionada às falhas são um risco menor e a insatisfação do usuário/consumidor também.
Consistência e agilidade na solução de problemas é uma garantia quando se terceiriza o TI da empresa.
Garantia de bons resultados
Esses serviços são totalmente voltados para os KPIs (indicadores de desempenho), ou seja, promovem soluções mais eficientes, adequadas e ágeis para a sua empresa, garantindo uma eficiência maior do setor.
Variáveis importantes, como o tempo de resposta e qualidade dos serviços, devem colocadas no contrato de prestação de serviço terceirizado.
Tecnologia de ponta
Ao terceirizar o TI, você tem a garantia que esse setor da sua empresa contará com as tecnologias mais atualizadas do mercado.
Isso faz com que a empresa ganhe credibilidade em competitividade e eficiência, passa a tranquilidade aos clientes de que as tecnologias corretas estão sendo utilizadas.
Espaço físico otimizado e serviços por demanda
Sem a necessidade de ter uma equipe de TI a postos no ambiente físico da sua empresa, você ganha espaço e economia por não precisar investir em hardwares e softwares para suprir as necessidades do setor.
Através da terceirização, a empresa pode contar com especialistas altamente qualificados apenas quando necessário, basta requisitar um expert na função por um período determinado, até que o projeto seja concluído. Esse tipo de modelo de trabalho não é previsto em CLT, mas pode ser viabilizado pelo Outsourcing.
Em suma, ter e manter uma equipe de TI qualificada interna é um alto custo para empresas; principalmente porque esses times costumam ser grandes pelo número de especialistas que os compõem (analistas, programadores, administradores de sistemas e redes, engenheiros de software, web designers, etc.)
Terceirizar também significa excluir o risco de investir em capacitação de um funcionário e quando ele sair da empresa levar embora consigo as habilidade e conhecimentos.