Outsourcing de TI: porque você deve ter na sua empresa

Governança de TI é um conjunto de preceitos, habilidades, qualificações e responsabilidades adotada pela chefia da empresa e pela equipe de TI com intuito de guiar as ações organizacionais, coordenar processos, otimizar a utilização de recursos, dar suporte para a tomada de decisões e para garantir a segurança das informações.

Compartilhe esse artigo

Conheça os principais benefícios 

Terceirizar a gestão de algumas tecnologias para quem realmente é especialista no 

Colocar a gestão de determinadas tecnologias nas mãos de quem realmente entende do assunto gera muitos benefícios e impacta diretamente na competitividade frente aos concorrentes.

Segurança da informação

Manter as informações (sobretudo as estratégicas e/ou sigilosas) de uma empresa em segurança pode ser difícil e é um assunto recorrente nas prioridades de gestores.

Bons profissionais, com domínio em cibersegurança, terão boas práticas que vão garantir a segurança das informações da sua empresa e dos seus clientes.
Eles também conseguirão orientar os funcionários da empresa a implementar e executar corretamente uma política de boa segurança na cultura da empresa,

 Redução de custos

É economicamente mais interessante contratar um serviço externo especializado que treinará o seu time atual com uma intervenção pontual do que inserir no seu time interno uma pessoa para desempenhar essa função. Essa economia está diretamente relacionada a evitar encargos trabalhistas e a também não ter recursos e tempo direcionado a recrutamento e treinamento de um novo funcionário interno.

Quando você terceiriza, você paga pelo serviço e não pelo funcionário. Nesse caso, é mais prático e mais efetivo.

Um ponto de atenção é observar se a empresa fornecedora do serviço tem valores que estão alinhados aos da sua empresa.

Qualidade dos profissionais

Quando se terceiriza, a garantia de um bom serviço é feita pela credibilidade da empresa e recomendações por trabalhos prévios. Na hora de terceirizar é essencial estar atento a esses detalhes.

E, ainda que o resultado alcançado não seja o esperado, é bem mais simples realizar a troca da fornecedora de serviço do que fazer a troca de funcionário e treinamento de novo profissional.

Focar no seu core business

Considerando o quanto a área de TI está suscetível à rotatividade dos funcionários (turnouver), adotar o outsourcing na sua empresa pode significar reduzir gastos e tempo com tarefas que não estão diretamente ligadas ao negócio da sua empresa.

Ou seja, quando esse setor está direcionado a pessoas externas especializadas e focadas na questão, é possível que seu time foque e desempenhe o melhor trabalho possível para a empresa (conquista de clientes, estratégias de marketing, vendas, desenvolvimento e melhoria de produtos, etc.)

 Além disso, qualquer incidente relacionado à área não será responsável por tirar o foco do time interno, já que serão solucionados pelo externo.

 Otimização da organização operacional e agilidade na correção de falhas

O outsourcing de TI também ajuda a diminuir o estresse com questões burocráticas do gerenciamento de TI como escala de férias sem deixar os sistemas desassistidos. 

Com o time externo disponível e de prontidão, a perda relacionada às falhas são um risco menor e a insatisfação do usuário/consumidor também.

Consistência e agilidade na solução de problemas é uma garantia quando se terceiriza o TI da empresa.

Garantia de bons resultados

Esses serviços são totalmente voltados para os KPIs (indicadores de desempenho), ou seja, promovem soluções mais eficientes, adequadas e ágeis para a sua empresa, garantindo uma eficiência maior do setor.

Variáveis importantes, como o tempo de resposta e qualidade dos serviços, devem colocadas no contrato de prestação de serviço terceirizado.

 Tecnologia de ponta

Ao terceirizar o TI, você tem a garantia que esse setor da sua empresa contará com as tecnologias mais atualizadas do mercado.

Isso faz com que a empresa ganhe credibilidade em competitividade e eficiência, passa a tranquilidade aos clientes de que as tecnologias corretas estão sendo utilizadas.

 Espaço físico otimizado e serviços por demanda

Sem a necessidade de ter uma equipe de TI a postos no ambiente físico da sua empresa, você ganha espaço e economia por não precisar investir em hardwares e softwares para suprir as necessidades do setor.

Através da terceirização, a empresa pode contar com especialistas altamente qualificados apenas quando necessário, basta requisitar um expert na função por um período determinado, até que o projeto seja concluído. Esse tipo de modelo de trabalho não é previsto em CLT, mas pode ser viabilizado pelo Outsourcing.

Em suma, ter e manter uma equipe de TI qualificada interna é um alto custo para empresas; principalmente porque esses times costumam ser grandes pelo número de especialistas que os compõem (analistas, programadores, administradores de sistemas e redes, engenheiros de software, web designers, etc.)

Terceirizar também significa excluir o risco de investir em capacitação de um funcionário e quando ele sair da empresa levar embora consigo as habilidade e conhecimentos.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Setembro Amarelo: Priorize Sua Saúde Mental, Programador!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp