Tech recruiter – o desafio do RH na contratação de especialistas de TI atualmente

Conforme os dados do Banco Nacional de Empregos (BNE), o crescimento das ofertas de vagas de emprego nas áreas de desenvolvimento, programação e TI, foi de 46,2%; ou seja, o mercado está em um rumo promissor e de crescimento.

Compartilhe esse artigo

Há uma vertente da área de RH em constante crescimento:  o recrutamento Tech. 

Conforme os dados do Banco Nacional de Empregos (BNE), o crescimento das ofertas de vagas de emprego nas áreas de desenvolvimento, programação e TI, foi de 46,2%; ou seja, o mercado está em um rumo promissor e de crescimento. 

E para assimilar esse crescimento com coerência, os recrutadores das contratantes precisam conseguir identificar quem são os profissionais qualificados, especializados e ideais para a vaga disponível.

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) faz uma previsão de que até o ano de 2024 serão criadas mais de quatrocentas mil vagas de emprego para a área de tecnologia. O trabalho minucioso e certeiro do Tech Recruiter se fará cada vez mais essencial.

Outro dado interessante, do IBGE, mostra que no Brasil apenas 20% dos profissionais da área da tecnologia são mulheres. Mesmo considerando que esse número cresceu 60% nos últimos cinco anos (segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Somado a isso, foi apontado por uma pesquisa da McKinsey Diversity Matter que a equidade de gênero é responsável pelo aumento de 15% no desempenho de uma empresa comparada com a de uma empresa que não faz o mesmo. 

A ONU também pontuou que companhias com lideranças femininas registram resultados até 20% melhores do que as demais companhias.

Tendo isso em mente, a presença no Tech Recruiter nas empresas se justifica pela necessidade da avaliação de todos esses detalhes e nuances tanto do profissional como também do mercado para a contratação da pessoa mais apropriada para a vaga disponível.

Funções do Tech Recruiter

É o indivíduo responsável pelo recrutamento e seleção de profissionais da área de tecnologia, principalmente de desenvolvedores de sistemas.

Existem outros nomes para designar esse cargo: IT Recruiter, Developer Recruiter, Dev Recruiter, Recrutador de TI, e Recrutador de Programadores.

Graças ao avanço e destaque na área de TI, essa profissão tem ganhado mais destaque e relevância já que os recrutadores “tradicionais” geralmente não têm a qualificação para entender os pormenores da área de TI. 

É importante que o Tech Recruiter saiba algumas das principais linguagens de programação, as carreiras e onde encontrar desenvolvedores, mas sem precisar necessariamente ser um especialista na área. 

Como é a rotina de trabalho

Além de selecionar profissionais da área que melhor se encaixa na equipe de desenvolvimento da empresa, em suma, o Tech Recruiter age como um “headhunter”, ou seja, ele caça talentos que irão se destacar e ajudar a empresa a crescer.

O tipo de serviço prestado pelo recrutador tem influência direta na rotina de trabalho, por exemplo, ele/ela pode prestar consultoria às empresas ou trabalhar diretamente na empresa/agência de recrutamento.

Um recrutador terá sempre em sua mesa currículos e a caixa de E-mail cheia de mensagens, uma rotina cheia de entrevistas presenciais ou por videochamada.

Processo de triagem

Tendo como base as hard e soft skills, a entrevista tem foco se o candidato à vaga está alinhado com os preceitos da empresa que está contratando. A etapa mais importante é a avaliação técnica, nela ocorrem os testes práticos e provas.

Salários

O salário médio para esse cargo é de R$5.415,00. 

Esse valor pode variar de acordo com a região e com a experiência do profissional.

Perfil do profissional

Para ter sucesso nessa área o profissional deve ter habilidades de comunicação para atrair os candidatos a trabalhar na empresa contratante, reciclagem constante para estar sempre atualizada nas novidades da área, conhecimento técnico e familiaridade com as temáticas de TI e Desenvolvimento.

Quando o profissional conhece as tecnologias, ele passa a conversar quase de igual para igual com o candidato. O Tech Recruiter  não precisa saber programar, mas é necessário conhecer os conceitos básicos das linguagens de front-end e back-end.

Em suma, com o suporte desse especialista, fica mais fácil recrutar os candidatos mais adequados para cada vaga. E, consequentemente, melhorar a qualidade do quadro de colaboradores. 

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Prompts do Chat GPT Incríveis para Desenvolvedores Web

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp