Usando chatbots de maneira inteligente

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Um software capaz de conversar com usuários de forma humanizada e natural, atendendo suas necessidades e aprimorando suas respostas. Essa é a definição dos chamados chatbots, ou robôs de atendimento ao cliente, que vem evoluindo com a adoção de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, para corresponder às necessidades do novo perfil de consumidores.

Essa ferramenta automática surge para estabelecer uma comunicação imediata e assertiva, estreitar relacionamentos e ampliar a capacidade de resposta de marcas à clientes, com um custo baixo e um benefício claro para os dois lados.

Por meio da IA, o chatbot inteligente pode atender, solucionar dúvidas e dar suporte aos usuários 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Assim a empresa pode utilizar os funcionários que fariam esse trabalho para processos mais estratégicos do negócio e integrar o atendimento humano com a automação via chatbot. Caso o bot fique sem resposta, a transferência para um agente que pode resolver a situação com sucesso deve ser imediata, melhorando assim a experiência do cliente.

Com consumidores cada vez mais conectados, criar chatbots integrados nos canais que o público mais utiliza, como por exemplo WhatsApp e Telegram, é uma forma de ampliar a presença digital da marca. Essa proximidade e a facilidade na comunicação permitem fidelizar clientes, além de engajar e vender mais.

Um chatbot inteligente não é apenas um canal de comunicação, ele representa a empresa no digital. Por isso, é essencial conhecer muito bem o público-alvo antes de definir a persona para o seu chatbot. Só assim você poderá decidir se a voz do atendente será masculina ou feminina, se ele deve usar uma linguagem mais informal ou ser mais sério, por exemplo. Criar essa persona permite desenvolver conversas mais humanizadas e faz com que os usuários criem uma afinidade com o assistente virtual, como é o caso da Lu, o chatbot criado pelo Magazine Luiza, que se tornou a cara da marca.

A geração de leads e fidelização de clientes com chatbot pode ser revolucionária quando feita da forma correta. Para isso, a empresa deve estar sempre atenta aos desejos e necessidades dos consumidores e entregar um atendimento de qualidade, rápido e eficiente.

É preciso estar atento às novas tendências do mercado, a revolução dos apps é uma realidade que está mudando a forma como as empresas se comunicam e otimizando cada vez mais a experiência dos usuários.

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