SOU PROFISSIONAL DE TI, PRECISO TER UM PERFIL NO LINKEDIN?

Compartilhe esse artigo

A resposta é CLARO SIM!

O LinkedIn é atualmente a melhor ferramenta para se comunicar com profissionais da mesma área que você e encontrar oportunidades de emprego. Além disso, por ser uma rede que oferece suporte para profissionais freelancers, facilita a conexão com clientes.

Portanto, ter um perfil no LinkedIn é uma ótima forma de expor o seu trabalho e chamar a atenção de clientes e recrutadores. 

Se você é um profissional da área de TI que deseja crescer, ganhar dinheiro e ser reconhecido, precisa começar deixando o seu perfil no LinkedIn mais atrativo! Fique neste artigo e confira algumas dicas importantes.

O PROFISSIONAL DE TI E O LINKEDIN

O mercado de trabalho para os profissionais de TI continua aquecido e há uma razoável demanda por mão de obra qualificada. Para não deixar as oportunidades passarem, é muito importante ser um profissional qualificado, mas é preciso também saber dizer isso para o mercado.

Comece criando um excelente perfil profissional no Linkedin, no seu CV e em qualquer outro portfólio online ou offline. Os recrutadores das grandes empresas, vão além da simples análise de currículos. Eles aproveitam os recursos que a web proporciona para conhecer melhor o perfil dos candidatos.

Mesmo as redes de relações pessoais como Facebook, Twitter ou Instagram, devem ser utilizadas com cuidado, de forma que não comprometa suas chances de conquistar novas oportunidades.

Com alguns cuidados, é possível alavancar seu perfil e ficar mais próximo de conquistar a tão desejada vaga. 

Veja abaixo, algumas dicas práticas para te ajudar a manter um perfil atraente no LinkedIn como profissional de TI:

  • FOTO DE PERFIL

Perfis com foto são acessados 14 vezes mais que perfis sem, portanto, nada de deixar o seu perfil sem foto.

Apesar de ser uma rede de relacionamentos profissionais, não é extremamente necessário que a sua fotografia seja formal, ainda mais na área de tecnologia, onde diversas empresas são mais abertas nesse aspecto. O mais importante é que a foto esteja de acordo com a sua identidade pessoal e profissional.

Dica: não peque pelo excesso de informalidade, mantenha sempre o bom senso e prefira fotos com fundos neutros.

  • DEFINA SUA PROFISSÃO COM CLAREZA

Prefira expressões mais conhecidas como: Analista de Sistemas, Desenvolvedor Front-end/Back-end, Full-Stack, Mobile Developer, Administrador de Sistemas, Administrador de Banco de Dados, etc.

Assim, você aumenta as suas chances de ser encontrado e selecionado.

  • FAÇA UM BOM RESUMO

É bem importante que você preencha o campo “resumo”. É ele que irá fornecer a primeira impressão a quem acessa o seu perfil. Use esse espaço para fazer uma breve apresentação sobre sua carreira, objetivos, formação e habilidades.

Uma dica é aproveitar todos os caracteres disponíveis, utilizando palavras chaves relacionadas a sua área de atuação. Também é essencial criar uma versão do em inglês, idioma fundamental para se destacar no mercado hoje em dia. Principalmente se você sonha em trabalhar fora do país, o que é uma realidade muito próxima para quem é bom no que faz e trabalha com TI.

  • ADICIONE PROJETOS

Sabemos que para o profissional de TI, especialmente os ligados ao desenvolvimento de sites e plataformas, é importante oferecer referências de trabalhos já desenvolvidos, comprovando assim suas habilidades e capacidades. Por isso, aproveite os recursos que a rede oferece e produza um portfólio atraente, divulgue os seus projetos!

  • NÃO DISPENSE O CAMPO “OUTROS”

Aproveite este espaço para mostrar um pouco de sua personalidade e valores, sem deixar de fora atuação em ONGs e trabalhos voluntários, caso existam.

Embora muitos atribuam importância menor a esse campo, a realidade é que as informações apresentadas aqui podem ser um diferencial no momento da recrutamente. Ainda mais se os trabalhos realizados possuem relação com a área de atuação.

  • PUBLIQUE!

A produção de artigos consistentes, de qualidade e relevantes na área de TI podem transformar o seu autor em referência no mercado local, regional e até nacional. Portanto, que tal investir na produção de artigos próprios? Poste e divulgue seus conhecimentos e também seus conhecidos!

Inicie com textos menores e após as primeiras publicações, recolha feedbacks (sinceros) de pessoas próximas e que atuem na área, é claro.

  • DÊ E RECEBA RECOMENDAÇÕES

As recomendações são uma ótima forma de reconhecer as competências de suas conexões. Elas permitem que os usuários validem os pontos fortes de seus relacionamentos profissionais.

Recomendar e ser recomendado é importante, além de ser uma forma simples de criar a sua marca profissional. Se você não possui recomendações, dê recomendações. Ao receber um depoimento, é provável que o destinatário sinta-se na obrigação de retribuir. Caso isso não dê certo, peça recomendações a antigos chefes e colegas de trabalho.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Fora os cuidados com o seu perfil, lembre-se também de utilizar a rede social para relacionamento. Por exemplo, parabenizando aqueles que conquistam novos cargos. Assim, você se mantém presente na memória de seus contatos profissionais. E, estes, podem vir a lhe indicar para cargos, jobs ou projetos.

As oportunidades para profissionais de TI, ao que tudo indica, tendem apenas a crescer nos próximos anos. Não é à toa que muitos chamam as linguagens de programação como o novo inglês. Pois acreditam que futuramente saber programar será tão importante como saber inglês.

Lembre-se: você precisa sim investir em sua formação de TI e buscar constante aprimoramento profissional, mas também precisa saber comunicar isso para o mercado de trabalho. Fortaleça suas conexões profissionais e se destaque no mercado de trabalho com a ajuda do LinkedIn. 

Se este artigo foi útil para você, não se esqueça de compartilhar com mais pessoas! Até a próxima!

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Setembro Amarelo: Priorize Sua Saúde Mental, Programador!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp