A pandemia mudou a forma como a sociedade encara as novas tecnologias na sua rotina. Aplicativos de delivery e táxi, serviços de streaming, consultas online, chamadas de vídeo e reuniões virtuais foram algumas das soluções adotadas por pessoas e empresas para facilitar a vida e os negócios em um ano tão atípico.
Os novos desafios socioeconômicos mostraram que a TI é indispensável e é claro que as tendências nessa área continuarão moldando a forma de viver e trabalhar em 2021. Confira a seguir algumas novidades que estarão presentes no mercado de tecnologia no próximo ano.
Tecnologia 5G
Uma das novidades tecnológicas mais aguardadas dos últimos anos, o 5G tem um potencial gigantesco e promete inovar ainda mais os processos, permitindo que mais dispositivos acessem a internet ao mesmo tempo, como celulares, drones, smartwatches, centrais de segurança, carros autônomos, lâmpadas e eletrodomésticos.
Muitos negócios já estão se preparando para a chegada da rede 5G que irá revolucionar o planeta com uma cobertura mais ampla e eficiente, maior transferências de dados, objetos conectados e cidades cada vez mais inteligentes.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências mais promissoras, um estudo feito pela Gartner prevê que 25 bilhões de “coisas” conectadas estarão em uso até 2021.
Atualmente já é grande o número de dispositivos conectados, de carros a eletrodomésticos, os recursos tecnológicos são inúmeros e estão facilitando a vida e rotina de milhares de pessoas.
Com o IoT e o acesso a aplicativos é possível acender as luzes, gerenciar as tarefas do dia, conferir os alimentos que estão faltando na geladeira e monitorar batimentos cardíacos, por exemplo.
Para o próximo ano pode-se esperar uma onda de novos recursos destinados a essa tecnologia que vai tornar processos e máquinas muito mais inteligentes e conectados, otimizar as tarefas diárias e mudar a forma como vivemos.
Contêiners em Nuvem
A tecnologia cloud ainda pode oferecer muitas soluções inovadoras, é o caso dos cloud containers ou contêiners em nuvem. Trata-se de um modelo de sistema operacional totalmente virtual onde é possível executar e instalar aplicativos distribuídos em diferentes lugares de maneira segura e com eficiência operacional.
Os contêineres na nuvem contribuem para um ambiente muito mais dinâmico e ágil, otimiza as entregas, reduz os custos com infraestrutura local e permite foco total nas aplicações.
VarejoTech
Investir no relacionamento entre marca e consumidor é uma das fortes tendências para o próximo ano. Com a consolidação da transformação digital, mudanças no perfil de consumo e as novas tecnologias, como realidade virtual e IA, as empresas estão investindo em experiências de compra personalizadas.
Aplicações em TI analisam dados do perfil de cada consumidor e estão revolucionando os processos de compra com assistentes virtuais, softwares de automação de marketing e apps interativos.
Essas são algumas das principais tendências em TI para 2021. Nota-se que diferentes áreas do mercado serão impactadas com recursos de tecnologia fundamentais para que pessoas e organizações superem o cenário de instabilidade e deem a volta por cima.