Como a LGPD pode ser aplicada na sua empresa

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD, foi sancionada em agosto de 2018 e visa proteger as informações pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil ou toda operação que envolva dados brasileiros. Essa nova regulamentação determina uma série de regras que precisarão ser adotadas por todas as empresas do país com o objetivo de  garantir transparência no uso dos dados de pessoas físicas.

Se adequar a essa legislação é obrigatório e ela se aplica tanto aos dados colhidos no meio virtual quanto no meio físico. As empresas precisam se adequar com uma série de novos processos para evitar multas.

É importante que a organização defina uma equipe para analisar os procedimentos internos quanto a coleta, tratamento e o fluxo desses dados. Documentando tudo e detectando erros fica mais fácil tornar a utilização das informações totalmente segura e transparente tanto para a pessoa física quanto para a empresa. 

Para evitar problemas futuros, é necessário ter uma rotina de segurança bem definida que sempre avalie e fiscalize as medidas adotadas pelo negócio e que preservem a privacidade do titular. É indispensável que as empresas saibam dos riscos que podem ocorrer a partir de uma falha na segurança dos dados ou por descumprirem a lei. 

No ambiente virtual ou presencial, as empresas devem adequar seus termos de privacidade para que o titular das informações dê o seu consentimento desde a coleta até a eliminação dos dados. Esse termo deve conter de forma clara o que será feito com os dados, qual é a finalidade deles e também informar como vai ser feita a eliminação dessas informações após cumprir seu objetivo.

A palavra-chave é transparência. Olhe para frente e estude como sua empresa pode se reinventar e oferecer produtos ou serviços que levem em consideração a privacidade dos dados de clientes ou usuários. Também é importante que todas as áreas estudem e se habituem às novas regras estabelecidas na LGPD. Esse alinhamento garante que todos os colaboradores estão inteirados sobre as mudanças, evita possíveis falhas em processos e assegura que todas as medidas sejam colocadas em prática com excelência.

Postagens mais recentes

Plus-IT Cloud

As principais tendências de TI para 2021

A pandemia mudou a forma como a sociedade encara as novas tecnologias na sua rotina. Aplicativos de delivery e táxi, serviços de streaming, consultas online,

Plus-IT Cloud

Os benefícios da tecnologia no home office

Com os eventos recentes e o novo cenário causado pela pandemia da COVID-19, o modelo de trabalho remoto foi amplamente adotado em diversas empresas.  Os

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp