O mundo das linguagens de programação

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As linguagens de programação surgiram para solucionar qualquer problema na área da tecnologia e são a base para a construção de todos os aplicativos e programas usados atualmente.

Ao longo dos anos, foram surgindo novas linguagens para suprir a demanda das empresas e tornar realidade tantos sistemas diferentes, abrindo caminho para a evolução tecnológica.

Segundo uma pesquisa recente da JetBrains, empresa tcheca de desenvolvimento de software, a linguagem de programação mais usada entre os desenvolvedores é a JavaScript, seguida pela linguagem Python, que ficou em segundo lugar após ultrapassar a Java entre as preferidas dos entrevistados.

A mesma pesquisa ainda destacou que as cinco linguagens de crescimento mais rápido são Python, TypeScript, Kotlin, SQL e Go. Parte delas está entre as principais linguagens que os desenvolvedores desejam aprender em 2022.

Cada linguagem tem suas particularidades, cada uma com seu objetivo e forma de comunicação diferente. A linguagem Java, por exemplo, leva o título de principal linguagem de programação para a criação de aplicativos Android, bem como estruturas de sistemas mais complexas, que são utilizadas como base para clusterização de recursos, filas e orchestração de processos. Um sistema desenvolvido em Java pode ser executado em qualquer plataforma que ofereça suporte para essa linguagem, ou que utilize uma Máquina Virtual Java como base de execução e interpretação.

A Python, a segunda mais utilizada por desenvolvedores, de acordo com a pesquisa citada acima, é uma das linguagens mais simples de se aprender, com códigos de fácil manutenção. Ela conta com grandes recursos, diversas bibliotecas, além de frameworks prontos para uso e é frequentemente usada para desenvolvimento web e machine learning.

A JavaScript, utilizada por 69% dos respondentes da pesquisa da JetBrains, é uma linguagem criada para navegadores web. Com ela, é possível fazer com que scripts interajam com o usuário sem a necessidade de passar pelo servidor, descomplicando todo o processo. Javascript é base de conhecimento para a maioria dos frameworks conhecidos como React.JS, Vue.JS, Angular entre outros, que trazem produtividade para os times de “front-end”.

Quando o assunto é páginas da web, certamente a linguagem PHP é uma das mais populares: o Facebook e o WordPress são os melhores exemplos de suas aplicações atualmente. Por se tratar de uma linguagem de código aberto, muitos profissionais já contribuíram para a sua evolução. Além disso, em PHP é possível integrar as informações da página a diversos tipos de banco de dados relacionais (MySQL) e não relacionais (MongoDB), porém é importante ter muita atenção com os aspectos de segurança que envolvem a maioria das plataformas desenvolvidas utilizando PHP como base..

Existem muitas outras linguagens que estão ganhando espaço no mercado de desenvolvimento Mobile. A Swift é uma delas, criada pela Apple em 2014, é uma das principais opções para quem quer desenvolver aplicativos para iOS e macOS. O Kotlin também é um bom exemplo de aplicação em alta no mercado, ele foi criado pensando no desenvolvimento de aplicativos para Android e é 100% compatível com o Java. Além dos frameworks conhecidos de mercado como Flutter e React Native, ambos utilizados por empresas que precisam ganhar velocidade no desenvolvimento de aplicativos móveis e distribuí-los de forma rápida nas duas principais plataformas (Apple e Android).

Na Plus-IT, temos uma lista extensa de tecnologias utilizadas no desenvolvimento de softwares e contamos com profissionais especializados nas melhores soluções digitais.

A Metodologia Ágil da Plus-IT otimiza a entrega dos projetos, por meio de ações organizadas pelos desenvolvedores, que atuam com inteligência coletiva no desenvolvimento das soluções e de maneira proativa.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Apps customizados: como eles podem alavancar o seu negócio?

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Plus-IT Cloud

O futuro da computação em nuvem

A cultura de serviços em nuvem já faz parte da rotina de diversas empresas e usuários que encontraram nessa solução mais segurança, flexibilidade, escalabilidade, desempenho

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp