O universo da tecnologia é algo encantador, promove diversos benefícios para toda a sociedade e auxilia diversos ecossistemas para que tenhamos mais qualidade de vida e mais tranquilidade. Entretanto, todo este avanço das tecnologias vem superando a capacidade humana.
Com o objetivo de transformar conhecimento em inovação, muitas empresas investem muito tempo e dinheiro, tanto na construção da tecnologia em si quanto na contratação de bons profissionais – pessoas chaves para que os projetos realmente aconteçam. A dedicação de tempo para com o objetivo de transformar conhecimento em inovação, muitas empresas investem muito tempo e dinheiro, tanto na construção da tecnologia em si quanto na contratação de bons profissionais – pessoas chaves para que os projetos realmente aconteçam. A dedicação de tempo para quem trabalha com tecnologia é primordial para o avanço dos projetos, com isso exige dos profissionais muita dedicação e horas e horas de trabalho impactando na saúde mental. Quem trabalha com tecnologia é primordial para o avanço dos projetos, com isso exige dos profissionais muita dedicação e horas e horas de trabalho impactando na saúde mental.
Temos falado muito sobre saúde mental ultimamente. O Brasil apareceu como o país mais ansioso do mundo em relatório publicado pela OMS em 2019, e com todos os acontecimentos dos últimos anos, segundo uma pesquisa da Hervey Nash, mais de um terço dos profissionais de tecnologia tiveram sua saúde mental piorada por causa do isolamento e 46% destes profissionais enfrentam grandes dificuldades para conciliar a vida pessoal e profissional.
Em razão disso, é mais que necessário implementar alterações na rotina para assegurar a saúde física e mental dos profissionais de TI.
Algumas dicas para ajudar no dia a dia:
- Tenha um objetivo claro de onde quer chegar
Uma das coisas que mais acontece aqui é se perder nas demandas. Ter metas e objetivos claros é muito importante para não se perder na quantidade de demandas e ter sempre uma visão geral do seu trabalho.
Não basta apenas as metas neste caso, prazos reais são extremamente necessários para a conclusão dos projetos, caso contrário, nunca conseguirá finalizar. Estipule fases de conclusão e faça alinhamentos com documentos de fluxos de processos para melhor controlar as demandas.
- Saber o que é prioridade
Todo projeto necessita de uma arquitetura, um desenho de como ele será. Isso ajudará você a criar um gerenciamento inteligente das tarefas a serem trabalhadas como prioridade. Além das prioridades do projeto, é necessário analisar o que é prioridade para você. Entenda quais seus melhores horários para ajudar na sua produtividade e para conseguir se desenvolver mais e se concentrar nas tarefas do trabalho.
- Respeite os intervalos de tempo de descanso
Trabalhar de forma inteligente é essencial para que você tenha uma vida mais produtiva. Ficar em home office nos coloca no automático e isso faz com que não tenhamos aqueles intervalos que normalmente fazemos quando estamos no escritório.Não podemos nos enganar, a longo prazo são muitos os malefícios à saúde física e mental. Sendo assim, busque ter momentos de distração, se levantar, buscar a luz do dia, olhar para horizontes e principalmente se exercitar e se alimentar direito. Use a tecnologia a seu favor para te ajudar a monitorar e criar rotinas no dia a dia.
Existem causas de estresse e ansiedade que são inevitáveis. O próprio processo de aprendizado do dia-a-dia do programador é naturalmente frustrante, porque errar é frustrante, mas é evolutivo. Nesses casos, precisamos aprender a lidar com essas situações da forma mais saudável possível, entendendo nossas emoções e o contexto dos projetos.
Um ciclo saudável de entrega de software, leva à relações saudáveis no trabalho, que permite uma boa saúde mental dos desenvolvedores.
É nisso que acreditamos!