Desenvolvedor mobile, uma carreira de grandes oportunidades

Compartilhe esse artigo

Grande parte da experiência digital, atualmente, passa pela experiência mobile; sobretudo com os aplicativos que estão cada vez mais intrínsecos em nossas rotinas.
A cisco, empresa de telecomunicações, em seu relatório anual estimou que até 2023 serão baixados aproximadamente 299,1 bilhões de aplicativos

Por trás de cada um desses aplicativos existe o trabalho de um desenvolvedor mobile para que o aplicativo tenha eficiência e boa navegabilidade. E é essa grande demanda de download e busca por novos aplicativos que geram a necessidade de mais profissionais na área especializado no desenvolvimento de apps.
Basta uma pesquisa rápida no LinkedIn para encontrar inúmeras vagas para desenvolvedor mobile presencial e remoto (trazendo flexibilidade para o desenvolvedor trabalhar de onde estiver).

Estudo

O foco dos estudos para o desenvolvedor mobile irá depender de qual caminho ele escolher seguir; por exemplo, usar plataformas de forma segmentada, iOS ou Android, ou utilizar tecnologias que permitem fazer desenvolvimento híbrido.

É possível desenvolver aplicativos de forma nativa, ou seja, usando a linguagem nativa do sistema (Swift e Objective-C para iOs e Java e Kotlin para Android). Nesse formato, o desenvolvedor faz o projeto para a plataforma específica, e com isso tem melhor aproveitamento dos recursos, além das funcionalidades do aplicativo funcionarem de forma mais fluida no dispositivo do consumidor.

Já no desenvolvimento híbrido, o código desenvolvido é usado em ambas plataformas, e economiza tempo no desenvolvimento.
É bom frisar que essa tecnologia não vai substituir o desenvolvimento nativo já que cada um deles tem seu espaço e demanda. Para o mercado é interessante ter esse “leque de opções” para que o cliente escolha a opção que melhor se encaixa com seu projeto.

Android

Quando o desenvolvedor mobile escolhe a plataforma Android, ele deve estudar pelo Java ou Kotlin. O Google, inclusive, recomenda a linguagem Kotlin; ela é uma linguagem intuitiva e enxuta. Através dela, o desenvolvedor escreve menos código para representar a mesma coisa que ele faria em Java.
Sua curva de aprendizagem é relativamente pequena, ou seja, é mais rápido progredir nos estudos.

iOS

Já quando o desenvolvedor mobile escolhe a plataforma iOS, ele pode optar pelo Swift ou Objective-C
Atualmente, a linguagem Swift é a mais escolhido entre os profissionais; ela tem muitos conceitos modernos e uma sintaxe simples, clara e eficiente; esses fatores facilitam o trabalho dos desenvolvedores.
O seu desenvolvimento ótimo também é um fator que ajuda a experiência do usuário.

Desenvolvimento híbrido (multiplataforma)

No desenvolvimento onde há reaproveitamento de código, normalmente usa-se Flutter (utilizando a linguagem Dart), Ionic (Angular) e React Native (utilizando o JavaScript).
Através do React Native, por exemplo, é possível criar aplicativos mobile realmente nativos com JavaScript para Android e iOS. O Facebook, Instagram e Uber utiliza, React Native.

O Flutter possui as vantagens do desenvolvimento híbrido e nativo simultaneamente; os aplicativos desenvolvidos através dele são nativos, porém usa uma única linguagem: o Dart.

Mercado

Em um levantamento feito pela GeekHunter (empresa de recrutamento especializada em contratação de profissionais da tecnologia), foi constatado um crescimento de 600% das vagas na área de Desenvolvimento mobile apenas no ano de 2021.

No Brasil, 79,3% das pessoas com mais de 10 anos têm um celular, de acordo com levantamento recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O relatório anual de internet da Cisco estima que o acesso mundial a conexões móveis crescerá de 5,1 bilhões para 5,7 bilhões entre 2018 e 2023 – um aumento que representa de 66% para 71% da população mundial.

A programação mobile está em alta devido aos salários altos e até mesmo pela vontade de ser o responsável pelo próximo “aplicativo de sucesso”.
Vale ressaltar que Desenvolvedor mobile é um dos cargos na área de tecnologia com maior escassez de mão de obra.

Postagens mais recentes

Desenvolvimento de Sistema

Setembro Amarelo: Priorize Sua Saúde Mental, Programador!

Adotar uma estratégia multicanal para ampliar a presença da marca e chamar a atenção do público-alvo tem sido o segredo do sucesso de várias empresas. Na era digital, manter bons relacionamentos com seus clientes vai muito além de ter um site e uma conta de e-mail, por isso é tão importante investir em um aplicativo feito sob medida para o seu negócio.

Onde nos encontrar?

SÃO PAULO
(escritório comercial)
Rua James Watt, 142 – Sl. 102 –
Brooklin
+55 11 5103-0067 | 0512

CAMPINAS
(fábrica de software)
Av. Antônio Artioli, 570 – Sl. 207
(2º Andar ) – Swiss Park Office
+55 19 3238-7119

Abrir chat
Fale com a Plus-IT no Whatsapp
Fale com a Plus-IT no Whatsapp